domingo, 18 de março de 2012



              Mais um fim-de-semana terminando. Mas para mim, este não foi qualquer fim-de-semana. Completo hoje 10 dias Nicotina Free!
Apesar de estar feliz com esta conquista pessoal (estas tem um gostinho todo especial!) vou ser bem sincera: está sendo muito difícil. Muito mesmo. Como nunca pensei que fosse ser. Até comentei com uma amiga dizendo que, se para se livrar da nicotina é assim, imagine quem é viciado em crack, heroína, etc… (E aí entramos em todo um debate a respeito da saúde pública, da hipocrisia da sociedade, e todas esses tópicos interessantíssimos, muito dignos de serem debatidos. Na verdade acho até que as pessoas deveriam obrigar-se a ler e debater, sempre! Mas enfim…).
Mas hoje estou aqui para falar dessa primeira conquista pessoal. A primeira de 3 que tenho como urgentes na minha lista (longa lista!): parar de fumar, emagrecer, comprar roupas novas e não sofrer nem me deprimir com essa tarefa.
A primeira já está em prática há 10 dias como vocês podem ver no contador do blog. E espero que esta contagem sempre vá aumentando, cada vez mais. E espero não ter que passar pela decepção de ter que regredir para o 0. E acreditem, não é decepcionar vocês que é ruim, mas a mim mesma. Quando agente se decepciona dessa forma, com a gente mesmo, é o pior tipo de decepção que pode ter. Porque se não somos fiés a nós mesmos, aos nossos propósitos, então com quem ou com o quê seremos? Pelo menos é assim que eu vejo essa questão…
Eu não gosto de decepções. Claro, vocês devem estar pensando, ninguém gosta!!! Sim, normalmente as pessoas não gostam. Mas eu, particularmente, tenho grande dificuldade de lidar com elas. Simplesmente não sei! Meu emocional é extrememante fragilizado para lidar com certas questões. Explico: já tive depressão, já me diagnosticaram com transtorno bipolar, e ainda tive anorexia nervosa, junto com todo o resto. Foi um momento difícil da minha vida. Muito difícil… Achei que não fosse superar; mas de alguma forma, aqui estou!   =D
Por mais que eu possa sorrir e rir, existe uma parte de mim até hoje que não faz parte desses risos e sorrisos, que não se alegra junto com todo o resto. É uma parte escura, triste, que me assusta, e quase sempre finjo que ela não está ali, me olhando, me espreitando, me desafiando e me dizendo que um diz ela vai voltar a tomar conta de mim.
Então vejam, eu nunca me curei de verdade. Ainda tenho acessos de raiva, ainda tenho pensamentos e atitudes depressivas, ainda choro sozinha e ainda penso em morrer. Às vezes passam-se meses sem nenhum desses sentimentos se manifestarem. Mas eles sempre voltam… E quando estou assim, fica mais difícil lidar com certos assuntos de natureza mais complexa, mais dolorosos. O tempo é meu melhor amigo nessas horas, e a vida vai mostrando que não há dor que dure uma eternidade.
Mudar minha mente é tão importante para mim hoje quanto mudar meu corpo e meus hábitos. E aprender a lidar com decepções, frustrações e todas essas coisas que gostaríamos que não existissem é necessário. E algo que tenho me esforçado muitíssimo para fazer.
Tenho hoje uma pessoa maravilhosa ao meu lado, que me dá tudo o que uma pessoa pode dar de importante a outra, e tudo que esta outra pode sonhar em ter: amizade, cumplicidade, fidelidade, carinho, suporte, atenção, risos, amor e paciência. Muita paciência.
E ultimamente paciência tem sido a palavra chave. Não tem sido fácil conviver comigo durante esses dias de Nicotina Free. Verdade bem verdadeira: estou insuportável! Até eu não me suporto! Não sei como ele consegue, mas sou muito grata por conseguir.
Mas esses dias, apesar de difíceis e meio nebulosos, estão reforçando a mensagem que está no topo desse blog: “… com bastante esforço, persistência e um pouco de vergonha na cara, é possível melhorar, sempre!”. E esta mensagem, aliada a este esforço homérico que estou realizando, me mostram que vale a pena persistir um dia após o outro, uma hora após a outra, um minuto após o outro.
Sempre vai ter o dia seguinte. E aí podemos escolher: seguimos firmes com nossos compromissos, ou traímos e decepcionamos a nós mesmos, com uma tremenda facada nas costas??
Livre arbítrio…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a visita! Se você busca motivação para mudar, volte sempre!